QUEBRAR O PODER DA MORTE E DA ESTERILIDADE

TEXTOS BASE: 2 Reis 2: 19-22 Os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é bem situada essa cidade, como vê o meu senhor, porém as águas são más, e a terra estéril. Ele disse: Trazei-me um prato novo e ponde nele sal. E lho trouxeram. Então, saiu ele ao manancial das águas e deitou sal nele, e disse: Assim diz o SENHOR: Tornei saudáveis estas águas; já não procederá daí morte nem esterilidade. Ficaram, pois, saudáveis aquelas águas, até o dia de hoje, segundo a palavra que Eliseu tinha dito”.


Isaias 61:7-9 Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria. Porque eu, o SENHOR, amo o juízo e odeio a iniquidade do roubo; dar-lhes-ei fielmente a sua recompensa e com eles farei aliança eterna. A sua posteridade será conhecida entre as nações, os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do SENHOR.”

I – INTRODUÇÃO
O mundo, por sua condição de pecado e pela ação do inimigo, é um lugar de esterilidade e morte! A cauterização da mente e a miséria espiritual daqueles homens que viviam debaixo do domínio do diabo eram grandes, a ponto de não enxergarem um “manancial de águas” no meio da cidade. Sabiam da sua própria condição, sobre falta de qualidade das águas e a esterilidade da terra, mas estavam conformados com elas: nunca tentaram nada para modificá-las, nem mesmo pediram ao profeta a sua intercessão. Assim se encontram alguns casamentos e famílias nos dias de hoje! Eles estão em um lugar onde há um manancial de águas e a presença de um profeta, mas mesmo assim continuam estéreis e infrutíferos. São infelizes com própria situação, por vezes até acreditam que há uma “fonte de água diferente”, que pode saciar a sua sede, mas não tem coragem de tomar atitudes de fé e posicionamentos que levaram a uma transformação daquilo que era estéril em um grande campo florido.
Hoje o Senhor vai reverter esta situação no seu casamento e na sua família e você vai beber deste manancial de águas vivas que traz a vida abundante, a cura dos relacionamentos e a transformação da vergonha em uma grande honra familiar.

II – A ESTERILIDADE É QUEBRADA QUANDO:

1.      TRANSFORMO O MEU ENTENDIMENTO ESPIRITUAL (Jo 4:10-14) Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?  És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”
A mulher samaritana precisa transformar o seu entendimento espiritual: não importava qual o lugar em que o Senhor deveria ser adorado - Monte Gerizim em Samaria ou em Jerusalém em Judá – mas a forma de adorá-lo: em espírito e em verdade! (Jo 4:21). Precisamos entender que a quebra da esterilidade e da morte espiritual vai acontecer a partir de uma ação nova, que é antecedida pela consciência do problema e do desejo de transformação! Sem conhecer a Jesus – fonte de águas vivas - sem entregar a nossa vontade, as nossas razões, o nosso relacionamento conjugal a Ele – o terceiro cordão da dobra que não se rompe - não teremos acesso à fonte que jorra água para a vida eterna!

2.      QUEBRO A ORIGEM DA ESTERILIDADE (Pv 26:2) “Como o pássaro que foge, como a andorinha no seu vôo, assim, a maldição sem causa não se cumpre.”
A palavra profética de Eliseu era para jogar o sal “no manancial”, nas águas más, na origem da esterilidade da terra. Identifique as causas da legalidade da ação do inimigo na sua vida e na sua família e acabe com elas. Quebre as sentenças de maldição do passado que estão sobre a sua vida. Rompa com os costumes da terra, não sirva aos deuses de Jericó, seja santo e determinado em obedecer a Palavra de Deus no lugar da tua promessa.
O profeta Isaias profetizou que onde fossemos envergonhados, viveríamos a “dupla honra” do Senhor; Que a nossa posteridade seria conhecida entre as nações e a nossa descendência entre os povos e que seriamos reconhecidos como “família bendita do Senhor” e esta palavra esta sobre nossas vidas!  
Repita: Eu não tenho parte nenhuma nos pecados e, consequentemente, nas maldições de Jericó, porque eu faço parte do povo de Deu, enviado para viver e comer o melhor da terra para a qual o Senhor me enviou! Toda sentença contra o meu casamento, toda a palavra contraria liberada pelos meus lábios contra os meu relacionamento e contra o meu cônjuge eu rejeito e desligo no mundo espiritual, pelo poder concedido à Igreja, do corpo de Cristo do qual eu faço parte, em nome de Jesus! Eu já sou reconhecido como família bendita do Senhor! Amem!

3.      CREIO NOS ATOS PROFÉTICOS (Js 2:17-19) “Disseram-lhe os homens: Desobrigados seremos deste teu juramento que nos fizeste jurar, se, vindo nós à terra, não atares este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e se não recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e a toda a família de teu pai. Qualquer que sair para fora da porta da tua casa, o seu sangue lhe cairá sobre a cabeça, e nós seremos inocentes; mas o sangue de qualquer que estiver contigo em casa caia sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão.

Da mesma forma que Raabe entendeu a importância daquele ato profético de colocar um pano vermelho em sua casa, representando o sangue de Cristo, o profeta Eliseu enviou aqueles homens de Jericó para o início de uma transformação que acabaria com a morte e a esterilidade determinando: “trazei-me um prato novo” (v.20). A sua vida e as sua atitudes não podem mais serem movidas pela carne, pelo medo, pela depressão, pela rebeldia, pela falta de amor ou de fé. Há uma palavra profética de ressurreição e viver debaixo desta palavra irá transformar as suas águas más em águas vivas e boas e toda a tua terra será curada e fértil.
Eliseu disse aos homens: “Assim diz o SENHOR: Tornei saudáveis estas águas” (v.21). Deus já deu a ordem espiritual para que a tua vida: O seu casamento e os teus relacionamentos são curados, são férteis, são transformados, para que vocês deem frutos e os frutos sejam permanentes!
Os homens de Jericó obedeceram a Eliseu e lhe trouxeram “um prato novo e sobre ele deitaram sal”! Eles acreditaram na palavra profética e isso fez toda a diferença, pois mostrou a fé daqueles homens na palavra de Deus e no envio do profeta.

III - CONCLUSÃO
Hoje é dia de “buscarmos um prato novo” (v.20).
Levante-se! Saia da apostasia, da paralisia e coloque a sua vida e os seus recursos nas mãos do profeta. Não fique mais contemplando águas belas que não matam a sede. Levante-se, de forma ousada, crendo na palavra que está sobre a sua vida e vá tomar as atitudes que transformarão a tua terra num lugar deleitoso e fértil.

Tenha uma atitude! Rompa o silencio destrutivo; converse e ore com o teu cônjuge. Importe-se com os teus filhos. Honre os teus pais. Tome as atitudes que vão habilitar e garantir a ação da palavra profética na tua terra.
Creia na palavra que sai deste altar! Lance o sal sobre as águas. Dê um novo gosto à tua vida. Faça diferença. Mude as tuas atitudes, pois sobre você há uma palavra profética que te garante ressurreição e quebra da esterilidade no meio de uma terra de maldições e pecados.


REPITA: Senhor, eu recebi a Tua palavra hoje no meu interior e declaro que toda a morte e esterilidade nos meus relacionamentos esta desfeita e anulada pelo sangue de Jesus Cristo! Eu declaro que a maldição não vai encontrar causa na minha vida e na minha família e não vai prosperar! Eu saio deste culto hoje com o meu entendimento renovado, com a minha mente transformada, crendo na palavra profética que sai deste altar e que vai trazer cura, quebra das maldições familiares e um novo tempo para a minha vida e o meu casamento! Declaro que eu vou me levantar e ter atitudes que transformaram o meu relacionamento e vão validar todas as promessas de Deus na minha vida! Eu declaro a palavra profética de Isaias de que a “minha posteridade será conhecida entre as nações” e a “minha descendência entre os povos” e que eu já sou “reconhecido como Família Bendita do Senhor”, em nome de Jesus!

Share:

0 comentários