EU ME ALEGRO NO SENHOR

Habacuque é um livro do Antigo Testamento e contém apenas três capítulos e 56 versículos. O conteúdo indica ter sido escrito pouco antes da destruição de Jerusalém pelos babilônios.
No hebraico, seu nome significa “o que abraça”. Habacuque era um profeta que lutou na presença de Deus em favor do seu povo.
A iniquidade prevalecia entre os israelitas, eram necessários o arrependimento e a obediência, pois o juízo era iminente por meio da invasão babilônica. O texto a seguir apresenta um clamor a Deus.
“Ó Senhor Deus, até quando clamarei pedindo ajuda, e Tu não me atenderás? Até quando gritarei: “Violência!”,  e Tu não nos salvarás? Por que me fazes ver tanta maldade? Por que toleras a injustiça? Estou cercado de destruição e violência; há brigas e lutas por toda parte. Por isso ninguém obedece  à lei, e a justiça nunca vence. Os maus levam vantagem sobre os bons, e a justiça é torcida”  (Hc 1.1-4)
Deus responde ao profeta!
“Escreva em tábuas a visão que você vai ter, escreva com clareza o que vou lhe mostrar, para que possa ser lido com facilidade. Ainda não chegou o tempo certo para que a visão se cumpra; porém ela se cumprirá sem falta. O tempo certo vai chegar logo; portanto espere, ainda que pareça demorar, pois a visão virá no momento exato. A mensagem é esta: os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas viverão por serem fiéis a Deus” (Hc 2.1-4).
O profeta sentiu-se abatido com essa visão, mas, depois, entendeu que deveria ser fiel sob quaisquer circunstâncias. Ele aprendeu a esperar em Deus em meio às lutas e adversidades.  Deus era suficiente na sua vida.
O livro é encerrado sob forma de cântico com uma mensagem de fé e alegria.
“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exalto no Deus da minha salvação” (Hc 3.17-18).
Amados, o Senhor nos chama para sermos “Habacuques”, abraçar as situações da nossa vida com confiança, alegria e fé.
No tempo certo Ele nos entregará a vitória. Confie!
Deus abençoe você!
Fonte: www.lagoinha.com

Share:

0 comentários